segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Blog de artista plástico será lançado em evento no jardim do Cinematheque


No dia 03 de dezembro, o artista plástico André Arantes lança, no jardim do Cinematheque, o blog Tc&Girafa (http://www.tcegirafa.blogspot.com/), que irá contar, por meio de ilustrações que serão publicadas três vezes por semana, a história de um palhaço que se divide em dois e de uma girafa grávida. A fábula é uma metáfora da vida; Twinclowns e Girafa vivem em um circo e decidem construir uma família, mas são atormentados pelo Mágico, que tudo faz para que ninguém seja mais feliz do que ele.

O evento será composto por uma mostra composta por seis ilustrações, das 140 que fazem parte da história, que nasceu em 2004 e já foi tema de duas outras exposições. A primeira aconteceu em 2006, sob o nome de “*1973 + 2002”, no restaurante Piola, em Ipanema (RJ). Em 2007, os mesmos trabalhos foram expostos no espaço Galeria Café, em Ipanema (RJ), sob o nome de “Imagens de sua Girafa”.

Além da mostra, a noite contará com a presença da própria Girafa e uma das paredes do jardim será pintada especialmente para a ocasião.


Sobre Arantes

André Arantes é artista plástico e Designer Gráfico. Goiano de nascença, mas radicado no Rio de Janeiro desde 2000, é formado em Desenho Industrial pela UniverCidade (RJ) e cursa pós-graduação em arte-educação na Universidade Veiga de Almeida (RJ). Sua obra é composta por ilustrações e telas, desenvolvidas por meio de diversas técnicas como grafite, lápis de cor, nanquim, hidrocor, acrílico e óleo.

Além das exposições dedicadas à temática da fábula Tc&Girafa, no mesmo ano, o artista plástico participou da Cow Parede Rio de Janeiro, com a criação da vaca “Rio by night”, que fazia uma homenagem à cidade que o acolheu. Também em 2007, foi convidado a desenvolver ilustrações para a coleção de roupas Outsiders, de Isabela Capetto. Nasceu assim, a história “O Gato Bípede” (http://www.ogatobipede.blogspot.com/), que virou exposição na loja da estilista, situada no Leblon (Zona Sul do Rio de Janeiro). Ainda no âmbito da moda, André criou, ainda ilustrações para uma coleção de roupas da grife carioca Reserva, que foram apresentadas na Rio Fashion Week do mesmo ano.

O trabalho mais recente de André Arantes intitula-se "Útero”; uma série composta por novo telas em acrílico que trazem diferentes órgãos do corpo humano em formas e combinações de cores características à obra do artista. A mostra aconteceu em novembro de 2008 no Castelinho 38, em Santa Teresa.

Atualmente, prepara sua próxima exposição, que tem o nome provisório de “Maçãs do Rosto” e tratará da relação do ser humano com a terra e o planeta. Além disso, o artista dedica-se à criação de outras peças e trabalhos, tais como ilustrações, retratos, criação de identidades visuais, objetos e peças de decoração.

Serviço:

Lançamento do blog tcegirafa.blogspot.com

Idealizador: André Arantes
Data: 03/12/09 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Jardim da Cinematheque Voluntários da Pátria, 53 – Botafogo - Tel:2286.5731 (noite)
Grátis – as demais atividades da casa nesta data não fazem parte da exposição e tem ingresso à parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário