segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Poeta nacional da Romênia é homenageado em evento na ABL

Mihai Emnescu será relembrado em conferência de Marco Luchessi sobre as semelhanças da literatura brasileira e romena

A Embaixada da Romênia no Brasil, o Consulado deste país no Rio de Janeiro, a comunidade romena, representada por Mario Kruczan, com o apoio da Academia Brasileira de Letras (ABL), realizam, no dia 25 de setembro, o evento Mihai Eminescu: homenagem ao poeta nacional da Romênia. O tributo é uma alusão aos 120 anos da morte do artista e aos 160 anos de seu nascimento, em 2010.

A tarde terá conferência do escritor e ensaísta Marco Lucchesi, com o tema “Mihai Eminescu e os extremos da latinidade: diálogos entre a poesia romena e brasileira”. Também, o escritor cearense, Luciano Maia, tradutor das obras de Mihai Eminescu para o português, falará a respeito da importância do autor romeno para a literatura mundial e da universalidade de sua obra. No programa há ainda exposição de livros de Mihai Eminescu, leitura de poesias do autor – em romeno e português, e apresentação da violonista Patricia Mihaela Vancea.

O evento contará com a participação da Secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro, Claudia Costin; do diplomata Jerônimo Moscardo, Embaixador do Brasil na Romênia e criador do Centros de Estudos Brasil-Romênia da Biblioteca Brasileira, sustentada pela Prefeitura de Bucareste, como estímulo a possíveis convergências entre as duas nações; e de Augustin Buzurra, Presidente da Fundação Cultural da Romênia.

A iniciativa em promover um evento que aproximasse Brasil e Romênia foi de Mario Kruczan, membro da comunidade romena do Rio de Janeiro. De ascendência materna, ele é Membro de Honra da Sociedade Romena de Periodontia, título que ganhou pelos serviços e estudos prestados como periodontista nos dois países. Sua iniciativa pretende não só prestar homenagem à Romênia, como também aproximar as duas culturas por meio da literatura e latinidade que as unem.

“Mihai Eminescu: homenagem ao poeta nacional da Romênia” tem o apoio da ABL, da Prefeitura do Rio de Janeiro, representada pela Secretária de Educação, Cláudia Costin, da Livraria Da Vinci e patrocionio de Mario Kruczan e Promenade-Barra First.

O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas até o dia 20 de setembro, no email eminescu@donacomunicacao.com.br.

Mihai Eminescu: homenagem ao poeta nacional da Romênia

Conferência de Marco Lucchesi, “Mihai Eminescu e os extremos da latinidade: diálogos entre a poesia romena e brasileira”
Participação de Luciano Maia
Data 25 de setembro de 2009, sexta-feira
Horário 15h às 18h
Local Sede da Academia Brasileira de Letras
Endereço - Teatro R. Magalhães Júnior
Av. Pres. Wilson, 203. Castelo – Rio de Janeiro I
Inscrições até 20 de setembro, no email eminescu@donacomunicacao.com.br
Grátis
Sobre Mihai Eminescu

Mihai Eminescu é um dos mais importantes poetas da literatura romena, tendo nascido e vivido durante o século XIX. Embora sua obra ainda não tenha sido totalmente publicada, grande parte dela foi traduzida para diversos idiomas. Eminescu exerceu influência decisiva sobre as posteriores promoções dos poetas da Romênia. Suas poesias filosóficas caracterizam-se por um profundo pessimismo, onde a influência de Schopenhauer é muito perceptível.

Sobre Mario Kruczan

Mario Kruczan é membro da comunidade romena. Sua ascendência tem origem materna. Reside no Rio de Janeiro, onde é membro atuante da comunidade deste país na cidade. Dentista especialista em periodontia e Membro de Honra da Sociedade Romena de Periodontia, Mario Kruczan é um dos organizadores e patrocinadores do evento em homenagem a Mihai Eminescu. Sua iniciativa pretende não só prestar homenagem à Romênia, como também aproximar as duas culturas – romena e brasileira, utilizando a literatura e latinidade que as unem.

Sobre Luciano Maia

Luciano Maia nasceu em Limoeiro do Norte, cidade cearense do Vale do Jaguaribe, em 7 de janeiro de 1949. Advogado, preferiu dedicar-se aos estudos lingüísticos e à literatura, tendo publicado 16 livros (poesia, ensaio, conto). Traduziu vários dos principais poetas da Romênia, da Suíça, da Itália e de Córsega. O seu livro "Jaguaribe - Memória das Águas", já na sexta edição brasileira, está traduzido para o romeno, o espanhol (Argentina) e o inglês (EUA). Mestre em Literatura pela Universidade Federal do Ceará, atualmente é professor do curso de Letras e de Comunicação Social da UNIFOR. É membro da Academia Cearense de Letras, onde ocupa a cadeira de número 23. Fonte: http://www.viegasdacosta.hpg.ig.com.br/amigos/lucianomaia.htm

Sobre Marco Lucchesi

Marco Lucchesi, 39 anos, é carioca, poeta, ensaísta e tradutor. Publicou, dentre outros livros, Sphera, Poemas reunidos (finalista do Prêmio Jabuti em 2002), Os olhos do deserto, A sombra do Amado: poemas de Rûmî (Prêmio Jabuti em 2001), Saudades do paraíso, O sorriso do caos, Teatro alquímico (Prêmio Eduardo Frieiro em 2000), Faces da utopia, A paixão do infinito e Bizâncio (finalista do Jabuti em 1999). Na Itália, publicou Poesie (Prêmio Cilento) e Lucca dentro. Organizou as edições de Jerusalém libertada, de Torquato Tasso, e de Leopardi: poesia e prosa, Artaud, a nostalgia do mais e Caminhos do islã. Traduziu A ilha do dia anterior (finalista do Jabuti em 1996) e Baudolino (finalista do Jabuti em 2002), ambos de Umberto Eco, além de A ciência nova (Prêmio União Latina em 2000), de Vico, Gedichte an die Nacht, de Rilke e Trakl (Prêmio Paulo Rónai), Poemas, de Khliébnikov, Drei Geschichte, de Süsskind, Esboço do julgamento universal, de Foscolo, A trégua, de Primo Levi, Presto con fuoco, de Roberto Cotroneo. Seus poemas foram traduzidos em livro para o alemão por Curt Meyer-Clason, para o romeno por G. Popescu, para o espanhol por Rodolfo Alonso e para o persa por G. Fahmi.Lucchesi é professor de literatura italiana e comparada na pós-graduação da UFRJ. É membro do Pen Club, da Sociedade Brasileira de Geografia, da Sociedade de Estudos Clássicos, da Sociedade de Literatura Comparada e da Academia Fluminense de Letras. Colabora eventualmente com diversos jornais e revistas, como Jornal do Brasil, O Globo, Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo. Entre as várias honrarias recebidas estão a medalha da Camera di Commercio di Lucca, o Mérito da União Brasileira de Escritores, a medalha Tiradentes e a medalha Geraldo Bezerra de Menezes. Fonte: http://www.revista.agulha.nom.br/MarcoLucchesi.html#bio

Nenhum comentário:

Postar um comentário