quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sinal aberto para as redes sociais

Muito boa a matéria publicada ontem no IG Tecnologia sobre as redes sociais! Quem se interessar pelo tema, pode ler abaixo ou direto no site do IG .

Sinal aberto para as redes sociais


Empresas devem perder o medo da abertura e adotar tecnologias que promovam a criação e compartilhamento do conhecimento

Rafael Rigues

O uso das redes sociais em ambientes corporativos foi o tema da palestra de Mauro Segura, Diretor de Marketing e Comunicação da IBM no Brasil e autor do blog "A Quinta Onda" no Digital Age 2.0.

Mauro começou detalhando o fenômeno dos "5 Cs": as empresas reconhecem que existe uma vasta quantidade de conhecimento disperso entre seus funcionários (conhecimento), sabem da existência de comunidades que transcendem a estrutura corporativa (comunidade) e entendem que as pessoas tem uma necessidade de se comunicar, seja em uma rede social ou no intervalo do cafezinho (comunicação).

Entretanto, elas sofrem de paranóia por não poder controlar ou compreender o que acontece na imensidão da internet (caos), algo que vai contra o último C, a "cultura corporativa" que demanda uma comunicação pasteurizada com o mundo exterior.

Tal controle poderia funcionar muito bem anos atrás, quando os meios de comunicação eram limitados, mas hoje em dia é impossível. Não adianta bloquear Twitter, Flicker e sites de notícias, por exemplo, se o funcionário tem livre acesso a isto no celular. A informação, no século 21, literalmente envolve o usuário.

De acordo com Segura, há cinco grandes tendências no mundo corporativo: a mudança do papel do profissional de comunicação, que vai deixar de se preocupar com a produção do conteúdo e pensará mais na estratégia de comunicação da empresa, o fim da fronteira entre os mundos externo e interno, a mobilidade total (com funcionários raramente ou nunca trabalhando no escritório) e mais colaboração e menos comunicação unidirecional. O caminho para tudo isso é a liberação e adoção de ferramentas sociais.

Há várias vantagens: estabelece-se o acesso fácil ao conhecimento, estimula-se o surgimento da inovação, eliminam-se barreiras geográficas e hierárquicas e estabelece-se a comunicação direta entre os funcionários. A velha desculpa da barreira tecnológica para evitar a abertura já não "cola" mais: nunca foi tão fácil criar um blog ou wiki. Os software são gratuitos e fáceis de usar.

Blogs e Redes Sociais criam ilhas de competência, ajudam a identificar talentos e identificam influenciadores entre os funcionários, segundo Mauro. Além disso perpetuam o conhecimento: as informações armazenadas em um Wiki sobre um projeto, por exemplo, continuam disponíveis mesmo após seu fim. E se isto não for convincente, há resultados mais palpáveis: segundo uma pesquisa da Universidade de Melbourne, na Austrália, funcionários que tem acesso ilimitado à internet e a redes sociais são 9% mais produtivos do que os que trabalham em um ambiente limitado.

Mauro sedimentou seus argumentos com exemplos de ações da própria IBM, como o Blog Central, uma central que abriga todos os blogs internos da empresa (mais de 10 mil no total), a Developer Works, uma rede para desenvolvedores de software com artigos e exemplos de código com mais de 8 milhões de usuários registrados (140 mil deles no Brasil) e as "Jams", maratonas virtuais para discussão de temas variados.

Uma delas, a InnovationJam 2006, reuniu 150 mil participantes em 104 países, e gerou 10 "grandes idéias" (como tradução simultânea e internet 3D) nas quais a IBM decidiu investir US$ 100 milhões para seu desenvolvimento. É o poder da colaboração.

Sobre o Digital Age 2.0

O Digital Age 2.0 é uma conferência que tem o objetivo de reunir especialistas internacionais e nacionais em marketing, publicidade, comunicação, negócios e internet, para discutir e entender as mudanças que a Web está provocando nas empresas, no relacionamento com o cliente, nos planejamentos de mídia e conteúdo, no perfil e necessidades dos anunciantes, nas estratégias de marketing e na forma como a comunicação corporativa se dá internamente e externamente à empresa.

A primeira edição do Digital Age 2.0 foi realizada em agosto de 2007, com o tema “O Impacto da Web 2.0”, e reuniu cerca de 400 participantes, 21 palestrantes nacionais e internacionais e quase trinta jornalistas. Em 2008, o evento atraiu profissionais de marketing e tecnologia de mais de 230 empresas, sendo que 59% dos participantes eram os principais executivos de suas empresas. O evento contou também com a cobertura de 23 jornalistas e 18 blogueiros. O tema do Digital Age 2.0 em 2008 foi “Expandindo as Fronteiras da Internet”.

O evento é realizado pelo Now!Digital Business, e acontece entre os dias 26 e 27 de Agosto de 2009 em São Paulo. Mais informações estão disponiveis no site oficial, em www.digitalage20.com.br/2009/

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